sábado, 3 de setembro de 2011

Centro de Especialidades Odontológicas se destaca no atendimento na região

Graças ao investimento do prefeito João Afonso Sólis na área médica, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) foi inaugurado dia 17 de março, sendo a primeira unidade da gestão da Presidenta Dilma Rousseff.
O prédio, que fica na Avenida dos Imigrantes 3700 – Matadouro, possui Sala de espera, administração, banheiro masculino e feminino, banheiro adaptado para cadeirantes, 4 consultórios odontológicos (também adaptados), expurgo, sala de esterilização, laboratório de prótese (a ser montado), sala de apoio, almoxarifado, depósito de material de limpeza, vestiários feminino e masculino e cozinha.
A equipe CEO que tem como gerente o Dr Edson Takashi Suzuki atende com 10 dentistas divididos entre as especialidades, 6 Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), Administrativo e Servente, todos concursados.
O horário de funcionamento, no período da manhã é das 7h30 às 11h30, no período da tarde, das 13h às 17h e à noite das 18h às 22h.
Além de Bragança Paulista, são atendidos: Pedra Bela, Pinhalzinho, Socorro e Vargem. Cerca de 208 mil habitantes, distribuindo as vagas por cotas.
Dentro da cota disponível, o agendamento é efetuado pelos Postos de Saúde (única porta de entrada), via telefone para o CEO, com formulário de referência e dentro de um período estipulado. O paciente deve ser indicado dentro de um protocolo e o tratamento da Atenção Básica, já finalizado; após o tratamento realizado no CEO, o paciente é contra-referenciado ao Posto de origem para complementação do tratamento (se houver) e realizado controle preventivo. Tendo como objetivos principais a Humanização no atendimento, união e aperfeiçoamento da equipe, eficiência e qualidade do tratamento.

SISTEMA DE AGENDAMENTO
No CEO, o mês referência é do dia 21 ao dia 20 (ex. dia 21/08/2011 até o dia 20/09/2011). O agendamento das consultas iniciais do mês, referenciadas somente pelas Unidades de Saúde é: para os Municípios vizinhos (Vargem, Pedra Bela, Pinhalzinho e Socorro) do dia 13 até 15; Bragança Paulista, dia 16 ao dia 20, antecedendo o mês referência (ex. dia 13/08/2011 até 20/09/2011). Após esse período, as vagas remanescentes serão liberadas com demanda livre.
“Estamos utilizando esse sistema, somente para Endodontia (canal), pois a demanda é maior que as vagas disponíveis. Para outras especialidades, as vagas estão com demanda livre (marcação durante todo o mês)”, disse Dr. Edson.
O critério para atendimento no CEO (atenção secundária), é que os pacientes já realizaram o tratamento nos Postos de Saúde (atenção primária) e que a adequação do meio bucal e as urgências já estejam sanadas.
Ao realizar a finalização do tratamento no CEO, indicado pelas Unidades de Saúde, é realizada a contra-referência ao Posto origem para complementação do tratamento (se houver) e controle do paciente.
Todas as Especialidades atendidas no CEO requerem que o Protocolo sejam rigorosamente seguidos pelas Unidades de Saúde, para que o sistema e o tratamento tenham os resultados esperados.
Esse Protocolo foi baseado nas normas do Ministério da Saúde Federal. Desde a inauguração do CEO (17/03/2011), foram realizados 2.198 procedimentos clínicos especializados e 1.715 atendimentos, sendo uma referencia em atendimento na região bragantina. (Fonte: ASCOMPMBP / Texto: Claudio de Moraes)

Nenhum comentário: